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Minha Casa Minha Vida 2017 – Site de Inscrição

O Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 2 milhões de famílias e, durante a terceira fase, deve entregar mais 3 milhões de moradias em todo o país. O programa é destinado a diminuir o déficit habitacional histórico existente no Brasil, principalmente, entre as famílias com baixa renda.

O cadastro das famílias interessadas pode ser feito pela internet em alguns municípios e estados. Confira abaixo mais informações sobre o processo de inscrição.

Inscrições pela Internet no Minha Casa Minha Vida

Na maioria das cidades, o cadastro é feito pelo site das Prefeituras Municipais, das Secretarias de Habitação e das Companhias de Habitação. É preciso acessar o endereço eletrônico da prefeitura de onde o candidato mora, para obter todas as informações sobre o período de inscrição no Minha Casa Minha Vida, pois não há um calendário definido.

 Minha Casa Minha Vida (Foto: Divulgação)

Minha Casa Minha Vida (Foto: Divulgação)

Como Funciona o Minha Casa Minha Vida

O programa constrói imóveis que são vendidos sem arrendamento para famílias que recebem mensalmente até R$ 1.600,00, financiando até 96% do valor de venda da unidade habitacional.

O Minha Casa Minha Vida ainda disponibilizam subsídios, descontos em taxas e seguros habitacionais para famílias com renda de até R$ 3.100,00 e até R$ 5 mil para adquirir uma moradia nova, construir uma ou comprar uma residência na planta, apartamento ou casa.

Pré-Requisitos para Inscrição pela Internet

Segundo os critérios do programa, podem se cadastrar brasileiros que sejam maiores de 18 anos ou emancipados. Os candidatos não devem ter imóveis próprios, nem ter participado de outros programas habitacionais e devem se encaixar na faixa I do programa, com renda de até R$ 1.600,00.

Pessoas com renda de até R$ 5 mil devem procurar as agências da Caixa Econômica Federal, parceria financeira do programa. As famílias moradoras de áreas de risco, pessoas com deficiência física, idosos e mulheres responsáveis pelo sustento da família terão prioridade no cadastro e sorteio do Minha Casa Minha Vida.

minha casa minha vida

Pré-Requisitos para Inscrição pela Internet. Foto:Divulgação

Sorteios do Minha Casa Minha Vida

Após a inscrição e aprovação do cadastro pela prefeitura, a família candidata participa dos sorteios públicos que seguem os critérios de prioridade. A família, sendo sorteada, deverá comparecer em local, que será divulgado no dia do sorteio, com toda a documentação solicitada.

Essa é avaliada pela Caixa e após a assinatura do contrato, é feito o financiamento de no máximo 120 meses. O valor da parcela é de até 5% da renda familiar, mas nunca abaixo de R$ 25,00.

Quem pode participar do Minha Casa Minha Vida

O programa não é voltado somente para as famílias de baixa renda, mas para todas do país. O foco são as famílias com renda de até R$1,8 mil por mês que podem concorrer às chamadas unidades habitacionais por meio de sorteios realizados pelas prefeituras e companhias de habitação, conhecidas como COHAB.

Se a renda é superior a R$1,8 mil, sua família pode se encaixar em qualquer uma das demais faixas de renda do programa e construir a própria moradia, dentro dos parâmetros do Minha Casa Minha Vida, através de uma construtora ou da Caixa Econômica Federal.

Inscrições Online – como é possível?

Não são todos os estados ou até mesmo cidades que possibilitam a inscrição online no programa. Os principais casos de inscrição online é quando os projetos de habitação são de responsabilidade da Companhia de Habitação, ou seja, da COHAB.

Nesses casos, a COHAB disponibiliza em seu site todas as informações sobre o processo seletivo, assim como prazos, detalhes, requisitos e meios de participar. Eles também divulgam o início das inscrições e o link para que a mesma possa ser feita pela internet pelas famílias. A inscrição é feita por meio do preenchimento de um formulário.

Inscrições Presenciais COHAB

Em alguns casos a COHAB possibilita que famílias sem internet também efetuem a inscrição indo até uma unidade. Em municípios menores, onde a prefeitura organiza tudo, a inscrição pode ser feita somente em uma unidade.

Minha Casa Minha Vida 2017 - Site de Inscrição

Minha Casa Minha Vida 2017 – Site de Inscrição

A inscrição presencial aos poucos está sendo preenchida pela inscrição online; muitas vezes as famílias são chamadas na COHAB somente para assinar o contrato e definir detalhes sobre o financiamento.

Lembramos que esses métodos mencionados são para famílias com renda de até R$1,8 mil. As demais famílias podem contratar o financiamento somente indo até a construtora ou unidade da Caixa.

Documentos para Inscrição – Minha Casa Minha Vida

Tanto de forma presencial quanto online é preciso ter alguns documentos em mãos para garantir que você informe os dados verdadeiros e corretos. É preciso ter em mãos documentos originais de todos os membros do grupo familiar, como o RG, CPF, Comprovante de Residência, extrato do FGTS, Certidão de Nascimento ou

Casamento, Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Título de Eleitor, entre outros. Os dados são analisados e cruzados com as informações do CadÚnico; no caso da Caixa, eles passam pela análise de risco de crédito.

Sorteio minha minha vida 2017

Como saber se fui sorteado no programa Minha Casa Minha vida? Após sua inscrição no programa Minha Casa Minha Vida 2017 e se você for sorteado receberá uma carta convite que é enviada propriamente pela prefeitura da sua cidade.

Sorteio minha minha vida 2017

Sorteio minha minha vida 2017. Imagem:divulgação

Na carta enviada para os sorteados estará informando sobre a reunião que você deverá participar, na qual serão explicados assuntos como prazo para entrega de documentos, assinar contrato, valores, parcelas e tudo que envolve o programa.

Caso você não compareça na data e horário do chamado determinado na carta, o sorteado deixará a vaga e a mesma será transferida para outra família.

Formulário habitacional 2018

O Formulário Habitacional é basicamente um cadastro, onde você precisa preencher os dados solicitados, diretamente no site oficial da Caixa caixa.gov.br, ou pessoalmente, indo até uma agência da Caixa.

Para se cadastrar no programa Minha Casa Minha Vida é necessário o preenchimento do formulário habitacional. O objetivo do Formulário Habitacional é coletar dados importantes para fazer parte do cadastro desse processo de conquista da sua casa própria.

Prefeitura de Itabuna

Com a lista de sorteados do programa Minha Casa Minha Vida publicada em dezembro de 2016, a Prefeitura de Itabuna convocou famílias aprovadas no programa faixa 1 aquelas que possuem renda mensal bruta de até R$1.800 reais.

Prefeitura de Itabuna

Prefeitura de Itabuna. Imagem:divulgação

As que recebiam até R$800,00 por mês deveriam pagar R$80,00 reais. Aquelas que possuíam renda entre R$800,01 até R$1.200, pagariam até 10% da renda familiar bruta e, por fim, aqueles que recebiam entre R$1.200,01 até R$1.800,00 iriam pagar 25% do valor da renda, subtraindo do total R$180,00.

Fique de olho no site da prefeitura de Itabuna, pois está chegando o período da última publicação da lista dos sorteados do programa Minha Casa Minha Vida 2017.