1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é um benefício trabalhista que pode ser usada para diferentes fins. Podendo ser sacado pelo trabalhador em caso de demissão, ele também pode ser usado para a compra de um imóvel financiado. Os recursos do FGTS são anunciados como parte do financiamento de vários bancos como a CAIXA, o que possibilita que você compre sua casa própria e pague parte do financiamento com o seu FGTS.

Quer saber mais como utilizar o FGTS para comprar imóvel? Leia a seguir.

FGTS compra imóvel a vista

É possível comprar imóvel à vista com o FGTS, já que os bancos oferecem ótimas taxas de juros para pessoas que optam por esse financiamento. Quem optar por garantir um imóvel à vista, sem usar financiamento, deve respeitar as regras do SFH que são usadas principalmente pela CAIXA.

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel

No site da cada instituição financeira é possível encontrar as regras e demais detalhes. Se preferir, vá pessoalmente até uma agência com seus documentos.

Posso usar FGTS para comprar material de construção

Sim, o seu FGTS também pode ser usado para comprar material de construção, desde que você opte por um dos empréstimos da CAIXA voltados para ampliar ou reformar um imóvel. A CAIXA oferece uma taxa de juros inferior aos demais outros bancos, além de disponibilizar um bom tempo para que a família busque pelos materiais de construção.

Quando tudo estiver comprado, a família passa a pagar mensalmente uma parcela para o banco, pagando tudo o que gastou. A CAIXA ainda permite que as compras sejam feitas com um cartão à vista, o que garante 5% de desconto nas lojas. As compras podem ser feitas somente nas lojas credenciadas pelo banco; no site você encontra a lista completa delas e demais informações de como solicitar.

Usar FGTS para amortizar financiamento

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a utilização do FGTS durante o pagamento do financiamento. Com a compra do imóvel feita, você pode escolher uma entre três formas de usar o seu FGTS: para diminuir o valor das próximas 12 parcelas, para amortizar o saldo devedor, diminuindo assim o valor das parcelas ou até para diminuir a quantia de parcelas.

Você, portanto, pode usar o FGTS para amortizar o seu saldo devedor. Desse jeito a quantia de parcelas continuará, mas irá diminuir o valor a ser pago em cada uma. Converse com o seu banco e veja todas as condições para fazer tal procedimento.

Posso usar FGTS para comprar imóvel em outra cidade

Isso depende de muitos fatores. Para usar o FGTS na compra de um imóvel, um dos principais requisitos é que o interessado more ou trabalhe na região/cidade onde irá adquirir o imóvel. Portanto, caso você trabalhe ou more nessa outra cidade, poderá usar o FGTS.

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel

Como utilizar o FGTS para comprar imóvel

De modo contrário fica muito mais difícil de conseguir o financiamento.

Utilização FGTS para amortização

Além de aprender como utilizar o FGTS para comprar imóvel, hoje você também aprendeu a usá-lo para amortizar o saldo devedor. Cada instituição financeira pode ter suas próprias regras e condições, por isso é fundamental conversar com um atendente antes de tomar qualquer decisão.

Recomendados para você: