1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...

Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção

Muitas pessoas acham que o FGTS só pode ser utilizado na compra de um imóvel, e desconhecem que o FGTS pode ser usado para comprar material de construção. Confira a seguir tudo o que você PRECISA saber sobre o Construcard!

Se você iniciou a construção da sua casa e faltou dinheiro, procure a Caixa Econômica Federal e se informe, o FGTS pode ser utilizado para esse fim.

Neste artigo você vai aprender Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção!

Como Usar FGTS Retido para Reforma

Se você tem FGTS retido saiba que você pode utilizá-lo para reformar sua casa, essa é um dos direitos dos trabalhadores, utilizar o FGTS na compra, construção ou reforma do seu imóvel.

Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção

Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção. (Imagem: Divulgação)

Embora é necessário que a reforma seja aprovada dentro do conceito e da linha de crédito disponível, caso o valor ultrapasse o seu saldo em FGTS. Acontece de a Caixa negar a utilização do FGTS retido para reforma, mas as últimas decisões judiciais têm sido em benefício ao usuário.

Fique atento sobre Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção!

Posso usar o FGTS no Construcard

Não, infelizmente não é possível utilizar o FGTS no Construcard, pelo menos pela versão oficial do programa. O construcard é um cartão de crédito fornecido com uma linha apenas para compra de materiais, não podendo ser abatido com recursos do FGTS.

Acesse e saiba mais informações: Construcard como adquirir

Sacar FGTS Retido para Construção

Embora seja muito burocrático e um processo que requer paciência, é possível sim sacar o FGTS para construção do seu imóvel, procure a Caixa e a lista de todos os documentos necessários.

Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção

Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção. (Imagem: Divulgação)

É necessário apresentar um projeto para a construção nos termos aceitos pela Caixa, ainda assim haverá de ter uma aprovação da Caixa sobre o projeto apresentado. A Caixa precisa ter 100% de certeza da finalidade do dinheiro antes da sua liberação. Vale a pena investir nesse projeto!

Financiar Material de Construção e Mão de Obra

Sim, é possível financiar o material de construção e mão de obra. A linha de crédito mais conhecida para esse fim é o Construcard, mas outros bancos oferecem linhas semelhantes, embora a Caixa garanta sempre a menor taxa do mercado. Não deixe de pesquisar no seu banco atual, você pode encontrar taxas semelhantes com mais agilidade no processo.

Acesse e saiba mais informações: Como faço para pegar empréstimo na caixa

Posso usar meu FGTS para construir ou reformar

Como foi explicado nesse sim, você pode sim usar seu FGTS para construir ou reformar, embora o processo possa ser demorado, vale a pena investir, uma vez que sabemos que a remuneração desse dinheiro é pouca enquanto está parado, se você tem disponível, é melhor lutar para utilizá-lo do que pegar um empréstimo com juros acima do rendimento do seu FGTS.

Usar FGTS para comprar material de construção

O FGTS não pode ser usado para comprar material de construção através de programas federais. Se você sacar o seu FGTS de contas inativas e desejar usar o valor para comprar materiais de construção, você pode.

No entanto, não é permitido solicitar o saque do FGTS atual com o intuito de usá-lo na compra de materiais de construção; se você alegar esse uso quando for solicitar, com certeza o saque será negado.

Como usar FGTS retido para Reforma

Um dos usos indicados do FGTS é para compra, construção ou reforma de um imóvel, por isso é possível usar o FGTS retido para reformar a sua casa. Entretanto, para isso, a reforma deve ser aprovada pela CAIXA e deve respeitar todos os parâmetros da linha de crédito disponível pelo banco.

Ainda pode acontecer da CAIXA acabar negando a retirada do FGTS para este fim, mas é possível recorrer na justiça.

Carta de crédito FGTS Construção

A Carta de Crédito FGTS é facilmente confundida pelas pessoas. Trata-se de uma modalidade de crédito habitacional que usa os recursos de todo o fundo para ajudar o indivíduo a comprar um terreno e construir.

Quando alguém solicita essa carta de crédito, o valor recebido não vem apenas de sua conta, mas sim do montante que resulta do recolhimento de todos os brasileiros. Para obter esse tipo de financiamento é preciso ter uma renda compatível, além do valor total do financiamento também influenciar.

Posso usar o FGTS no Construcard

Não, não é permitido usar o FGTS no Construcard da Caixa. Isso porque o Construcard trata-se de uma linha de crédito que gera um cartão para o cidadão, onde ele obtém crédito para comprar todos os materiais de construção que deseja para sua obra ou reforma. O valor gasto nessas compras não pode ser pago com os recursos do FGTS.

Consigo usar meu FGTS para comprar material de construção

Como já falamos, tudo depende. Se você tinha saldo de contas inativas do FGTS e sacou o dinheiro, poderá usá-lo da forma como bem entender, inclusive para comprar materiais de construção. Entretanto, só será possível solicitar o saque do FGTS alegando a compra de materiais de construção se você entrar com um processo.

Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção

Como Usar o FGTS para Comprar Material de Construção. (Imagem: Divulgação)

Financiar material de construção e mão de obra

O financiamento de material de construção pode ser feito através de programas e linhas de crédito como o Construcard.

Além da Caixa, há diversos outros bancos que também oferecem opções para quem deseja construir ou reformar e obter materiais de construção. Veja no banco que você é cliente quais são as linhas de crédito disponíveis.

Fimac FGTS

FIMAC é uma modalidade de empréstimo voltada para aqueles que desejam usar o FGTS para comprar materiais de construção. Através do FIMAC é possível conseguir até R$20 mil, podendo ser destinado para reforma ou para outros fins de habitação.

Recomendados para você: