1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como usar fgts para reforma

O FGTS ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço trata-se de um valor no qual o empregador tem de depositar todos os meses em uma conta na Caixa Econômica Federal em nome do empregado.

Este fundo de garantia serve para proteger o trabalhador quando ele é demitido sem justa causa. O valor a ser depositado na conta em nome do empregado é de 8% correspondente ao salário do funcionário, sendo possível sacar este valor em condições especificas.

Governo libera FGTS para reforma?

O governo libera o saque de seu FGTS para a reforma somente em casos de extrema necessidade nos quais a habitação ofereça perigo real para os habitantes ou tenha sido danificada por desastres.

Como usar fgts para reforma

Como usar fgts para reforma. Imagem:divulgação

O saque de seu FGTS é permitido nas seguintes condições:

  • Em casos de demissão, sem justa causa.
  • Após o termino de um contrato de trabalho
  • Falência ou fechamento da empresa na qual o empregado trabalha
  • Quando o trabalhador se aposentar
  • Quando a residência do trabalhador estiver apresentando perigo para os moradores
  • Em casos urgentes e graves provenientes de desastres naturais
  • Em caso de falecimento do trabalhador
  • Quando o trabalhador possuir mais de 70 anos
  • For portador de doenças como Câncer, HIV ou estiver em estágio de doença terminal.
  • Em casos no qual a conta tenha permanecido sem depósito pelo período de 3 anos até a data de 13/07/1990.
  • Em casos de Amortização, liquidação e pagamento de prestações de bens imobiliários adquiridos através de consorcio, financiamento e pelo SFH.

Como usar FGTS para reforma?

Se você já tem um imóvel e decidiu reformar saiba que não é possível realizar o saque e utilizar seu saldo de FGTS para realizar reformas em imóveis.

Apesar de este dinheiro ser um direito seu o FGTS trata-se de uma garantia para que você não fique desamparado em situações de risco.

Como usar fgts para reforma

Como usar fgts para reforma. Imagem:divulgação

O FGTS somente é liberado pela justiça Brasileira para saque destinado a reformas de imóveis residenciais quando estes forem atingidos por desastres naturais ou for comprovado de que o imóvel oferece risco para os habitantes.

Mas não fique triste, pois em 2012 a Caixa Econômica lançou duas linhas de crédito para as pessoas que queiram construir, reformar ou ampliar seus imóveis residenciais.

  • FIMAC FGTS
  • CONSTRUCARD

Posso usar meu FGTS para a construção?

Não é possível utilizar o seu próprio FGTS para aquisição de material de construção, porem é possível utilizar o FIMAC ou o ConstruCard, que são duas linhas de crédito vinculadas as contas do FGTS.

Estes financiamentos podem ser utilizados para construir, reformar e ampliar no qual o solicitante deverá possuir vinculo com o FGTS e ainda comprovação de que o local seja para fins habitacionais além de estar dentro da legislação para construção.

Como usar FGTS para comprar material de construção?

Para usar o FGTS para a reforma é necessário adquirir uma das duas linhas de crédito disponíveis pela Caixa Econômica Federal, FIMAC e ConstruCard. E ambas funcionam da seguinte forma, é solicitado o empréstimo junto a Caixa no qual o valor vem de contas do FGTS, porem não do FGTS do próprio trabalhador.

Como usar fgts para reforma

Como usar fgts para reforma. Imagem:divulgação

Sendo o valor máximo a ser solicitado de 20 mil reais, com juros de até 12% ao ano, no qual o imóvel deverá ser destinado para a habitação e possua o valor de mercado abaixo de 500 mil reais para empréstimos FIMAC. Vale lembrar ainda que ao solicitar o empréstimo o trabalhador NÃO poderá usar seu saldo de FGTS para quitar a dívida.

FIMAC – como usar seu FGTS retido para reforma?

A modalidade FIMAC de empréstimo é destinada exclusivamente para pessoas que possuem vinculo com o FGTS ou sejam titulares de conta no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS).

O valor máximo a ser disponibilizado pelo FIMAC é de R$ 20 mil reais no qual o trabalhador destinado a reforma possua fins de habitação e que possua o valor de no máximo R$ 500 mil reais. Porem este valor concedido irá depender da renda familiar bruta e o prazo para pagamentos é de até 10 anos.

Posso usar o FGTS no ConstruCard?

O ConstruCard funciona basicamente como um cartão e crédito destinado a compra de materiais de construção para construção, reforma e ampliação de imóveis habitacionais. Qualquer pessoa pode utilizar o cartão ConstruCard, não há necessidade de possuir vinculo com o FGTS.

Porem vale lembrar que o valor a ser emprestado irá depender da renda bruta do solicitante e terá o máximo de 238 meses para quitar esta dívida.

Recomendados para você: