Feirão Caixa de Surpresa

Feirão Caixa de Surpresa

Feirão Caixa de Surpresa

Feirão Caixa de Surpresa

Como Diminuir o Colesterol Ruim e Aumentar o Bom

O colesterol é uma gordura que o corpo precisa para funcionar corretamente, de modo que o nosso próprio corpo produz. É conhecido como colesterol endógeno . Todo o colesterol que ingerimos através da dieta é colesterol exógeno . Mas o excesso de colesterol pode aumentar a probabilidade de doenças cardíacas, derrames e outros problemas.

O termo médico para níveis elevados de colesterol no sangue é distúrbio lipídico, hiperlipidemia ou hipercolesterolemia.

Ter níveis elevados de colesterol no sangue é algo mais comum todos os dias. Talvez não em níveis extremos, mas acima de 200mg / dL, que é o máximo recomendado para uma boa saúde cardiovascular. Deve-se notar que esse valor corresponde ao colesterol total e que dentro dele devemos diferenciar entre  colesterol bom ou HDL e  colesterol ruim ou LDL, cujos níveis recomendados são:

  • LDL: 70 a 130 mg / dL (valores mais baixos são melhores).
  • HDL: mais de 50 mg / dL (valores altos são melhores).

A importância de diminuir o colesterol

A dieta e o uso do suplemento natural Hipercoll é um fator essencial na redução do colesterol. Muitas vezes, eles recorrem a pílulas ou suplementos desnecessários porque, ao realizar uma dieta saudável para o coração, você pode reduzir esses níveis, sem a necessidade dessas pílulas. Não seria a primeira vez que eles me diriam em consulta que não precisavam mais tomar o suplemento porque resolveram a hipercolesterolemia com a dieta.

Além disso, acho que não é dada importância que ela realmente tem, porque se tornou muito comum e parece que quanto mais pessoas a têm menos importante. Mas quero lembrá-lo de que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo .

E é algo que normalmente está associado ao excesso de peso, outras dislipidemia, fadiga crônica, hipertensão … que agrava muito mais a situação. E escusado será dizer se já existe um fator hereditário.

A dieta para baixar o colesterol

A primeira coisa que você deve saber é que o colesterol é encontrado apenas em alimentos de origem animal . Ou seja, tudo o que vem de origem vegetal não terá colesterol. Agora, vamos ver como deve ser a dieta para baixar esses níveis de colesterol:

A dieta para reduzir o colesterol deve ser rica em:

  • Alimentos ricos em fibras : por que a absorção do colesterol no intestino diminui.
  • Ácidos graxos insaturados: aumentam o colesterol HDL.
  • Antioxidantes: especialmente vitamina C e vitamina E.
  • Omega 3: nozes (nozes), salmão, abacate …

Diretrizes e dicas para diminuir o colesterol:

  • Coma muitas frutas e legumes. O mínimo recomendado é de 5 porções entre frutas e legumes por dia.
  • Reduza o consumo de carne vermelha para no máximo 1 vez por semana.
  • Coma mais peixe que carne:
    • Peixe branco: 4 vezes por semana.
    • Peixe azul: duas vezes por semana.
    • Carne branca: 3 vezes por semana.
    • Carne vermelha: uma vez por semana.
  • Eliminar o consumo de embutidos, principalmente os gordurosos, como embutidos, embutidos, embutidos …
  • Elimine todos os tipos de doces: doces, bolos, biscoitos … e, claro, todos os produtos ultra processados.
  • Minimizar o consumo de açúcar e derivados
  • Coma grãos integrais (pão, macarrão de arroz …): a fibra ajuda a diminuir a absorção, diminuindo a absorção do colesterol.
  • Coma legumes pelo menos duas vezes por semana.
  • Use alimentos com baixo teor de gordura, como ferro, vapor, forno … descartando fritos e amassados.
  • Consumir preferencialmente azeite virgem extra e cru.

E além da dieta …

Obviamente, a dieta deve ser acompanhada por uma mudança de hábitos:

  • Obter um peso saudável.
  • Não beba álcool.
  • Pratique atividade física diariamente.
  • Deixar de fumar.

O perigo de ter colesterol alto

Serei muito gráfico e conciso neste momento, mas quero que você conheça o principal perigo de ter colesterol alto, a fim de ajudá-lo a tomar consciência de sua importância.

O excesso de LDL se acumula nas paredes das artérias, formando o que conhecemos como placas de ateroma .

Essas placas causam endurecimento das artérias , também chamadas de aterosclerose . Esse endurecimento dificulta a passagem do sangue e causa um aumento na pressão sanguínea . Se a placa de ateroma continuar a crescer, pode bloquear o vaso sanguíneo .

Outro perigo é a formação de trombos. Os trombos são pedaços da placa de ateroma que se soltam e começam a viajar pelo sangue.

Quando um trombo atinge uma artéria fina e estreita, ele também pode obstruí-lo. É o que acontece quando alguém tem um acidente vascular cerebral (acidente vascular cerebral ou acidente vascular cerebral).

Alimentos para baixar o colesterol

Todos esses alimentos  são funcionais, ou seja, são aqueles  que, independentemente do fornecimento de nutrientes, provaram cientificamente que afetam beneficamente uma ou mais funções do organismo, de modo a proporcionar um melhor estado de saúde e bem-estar.

Avena Col

Esses biscoitos de Cuetara, aveia, são projetados para reduzir os níveis de colesterol, pois contêm beta glucano , uma fibra que ajuda a diminuir os níveis de colesterol. E embora isso seja verdade porque são biscoitos de aveia (que é o cereal rico nessa fibra, beta glucano), eu não recomendo seu consumo. Porque Porque 20% desses cookies (exceto a versão 0%) são açúcar . Açúcar que acabará se tornando um estoque de gordura.

Então, não se deixe enganar. Se você deseja diminuir o colesterol graças a essa fibra, coma aveia e, se quiser comer biscoitos, faça biscoitos de aveia em casa. Você tem uma receita para transformar seu café da manhã em um café da manhã saudável .

Outros alimentos onde você pode encontrar beta glucano são centeio, cevada, quinoa, arroz integral …

Benecol e Danacol

Posso dizer um pouco o mesmo sobre esse outro produto. Nesse caso, eles adicionaram esteróis vegetais que encontraremos naturalmente em frutas, vegetais, óleos vegetais … então, ao comer uma dieta rica em frutas e vegetais, como expliquei acima, já seremos capazes de reduzir os níveis elevados de colesterol.

Se não for suficiente, e desde que os níveis de colesterol excedam 200 mg / dL, o consumo pode ser indicado. Mas sempre antes, através de alimentos naturais.

Também é importante tomá-lo adequadamente, pois, muitas vezes, se não a maioria, não é assim. Muitas pessoas tomam o estômago vazio (quando o colesterol no sangue é baixo porque não comemos nada).

Além disso, existem pessoas que tomam mais de um por dia, o que é contra-indicado, pois o consumo superior a 3gr deve ser evitado. de esteróis adicionados diariamente. Também é importante saber que é contra-indicado em mulheres grávidas, lactentes e crianças menores de 5 anos.

Flora Pro Activ

Nestes produtos Flora, a substância ativa são novamente esteróis vegetais. Mas digo novamente que sou a favor de alimentos naturais e que antes de pagar quase o dobro (1L desse leite custa quase 2 euros e uma jarra de manteiga de 250g caiu 2,5 euros) para esses produtos, prefiro consumir frutas, verduras e grãos integrais, que naturalmente ajudam a obter o mesmo que esses produtos mais caros.

Também com leite e margarinas, é preciso lembrar quanto você bebeu ou tomou durante o dia para não exceder 3gr. diários estéreis aconselhados.

Quero estar ciente de que todos os estudos que demonstram os benefícios e resultados desses produtos são da própria indústria e que, além de seu consumo, são acompanhados por uma mudança nos hábitos de dieta e estilo de vida …

Conclusão

Ter colesterol alto é um problema sério que você deve dar muita importância, porque possui. Se você deseja diminuir esses níveis de colesterol para melhorar sua saúde cardiovascular, pode implementar meu  plano de ação para reduzir seu colesterol em apenas 4 semanas  de uma maneira completamente natural.

A primeira coisa é mudar hábitos, começando por mudar sua dieta . Se não houver melhora com a mudança na dieta, o consumo de alimentos funcionais será avaliado e, se nenhum deles puder ser reduzido, um cardiologista avaliará se você deve tomar medicamentos adequados. Mas você deve saber que a mudança de hábitos (peso adequado, dieta saudável para o coração, parar de fumar, parar de beber e atividade física) sempre consegue diminuir esses níveis de colesterol . Também fornecerá muitos outros benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *