1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como Comprar Terreno

Nada melhor do que conseguir comprar seu próprio terreno e construir a casa da forma que sempre quis né? Existem várias formas de financiar e adquirir esse sonho, mas também é necessário ter alguns cuidados antes de realizar a contratação.

Como comprar terreno

Como comprar terreno. Imagem:divulgação

Por isso, vamos ver abaixo, algumas coisinhas que você precisa ter atenção antes de comprar um terreno e como realizar essa compra.

Como comprar terreno?

Você pode escolher dentre várias possibilidades de comprar um terreno. Pode ser feito um financiamento junto a uma instituição financeira, comprar diretamente com uma construtora ou até fazer uma contratação particular. Para decidir, pesquise antes e escolha a melhor opção para seu perfil.

Acesse e saiba mais informações: Como financiar um apartamento na planta

Como comprar terreno pela Caixa?

Uma das instituições financeiras que oferecem aos clientes a compra de um terreno é a Caixa Econômica. Com ela, é possível financiar e construir a sua casa e o FGTS pode fazer parte do pagamento.

Como comprar terreno

Como comprar terreno. Imagem:divulgação

Normalmente, a taxa de juros dessa contratação é de 5% e a parcela não pode ultrapassar 30% da renda bruta da família.

Compra de terreno documentos 

Para pessoas físicas, é necessário a Identidade e Comprovante de Renda atualizado (mínimo 2 meses). Se utilizar o FGTS, precisa levar além dos documentos acima, uma declaração do Imposto de Renda, recibo de entrega à Receita Federal e Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS. Para o imóvel, precisa levar a Certidão Atualizada de Inteiro teor da Matrícula.

Dicas para comprar terreno

O terreno será o lugar onde você vai construir a tão sonhada casa própria, por isso, além de ser ideal para o seu bolso, ele precisa ser ideal para seu perfil também.

A primeira coisa que você precisa observar é se ele tem desnível, para onde é e qual sua intensidade. O tamanho do terreno é outra coisa muito importante. Quando compramos, já temos alguma ideia do que queremos construir né? Por isso, verifique se ele está no tamanho adequado que você precisa e deseja.

Como comprar terreno

Como comprar terreno. Imagem:divulgação

Verifique também a localização. Quais os horários que tem mais barulho, se não fica muito próximo a festas, feiras, etc. Em relação a posição do sol, o melhor é escolher um lugar que tenha o sol da manhã, porque assim, o lugar fica o resto todo do dia quentinho.

Como comprar um terreno com segurança

Para comprar um terreno com segurança, você precisa em primeiro lugar escolher um vendedor ou construtora e uma instituição financeira de confiança para realizar a contratação.

É preciso ter cuidado a vendedores que aumentam o valor ou vendem o que não existe, isso com construtora também, precisando verificar aqui o número do registro de imóveis. Quanto a instituição financeira, procure uma na qual você tem confiança de que vai financiar com segurança e que não vai colocar juros abusivos.

Acesse e saiba mais informações: Como comprovar renda de autônomo para financiamento da caixa

Cuidados ao comprar um terreno particular 

Comprar um terreno é uma contratação grande, por isso, é preciso ter cuidados na hora de efetuar para evitar problemas.

Você precisa verificar se o imóvel tem escritura pública matriculada no cartório de registro de imóvel. Quando um terreno não tem esse documento, pode acontecer de pessoas mal intencionadas vende-lo mais de uma vez. Verifique também se o imóvel tem débito fiscal.

Como comprar terreno

Como comprar terreno. Imagem:divulgação

Na prefeitura também é possível descobrir que tipo de construção pode ser realizada nele, para não descobrir só mais tarde que sua casa não pode ser construída. Para fazer o pagamento, peça um recibo ou alguma comprovação legal que você efetuou.

Como saber se um terreno está regularizado?

Para ter certeza que o terreno está regularizado, é só unir todas as informações e ir até o cartório verificar a situação e até a prefeitura para ver questões de débito. Algumas construtoras oferecem também um advogado especialista para fazer isso.

Acesse e saiba mais informações: Simulador Minha Casa Minha Vida

Comprei um terreno e agora o que fazer? 

Depois de comprar um terreno, você precisa começar a construir. Mas lembre-se: não é só comprar os tijolos e fazer você mesmo. Uma construção precisa ser realizada por profissionais que estudaram para isso e sabem o que estão fazendo. Existem muitos perigos em construir sem conhecimento, podendo até desabar.

Por isso, seu primeiro passo é procurar quem irá construir. Leve suas ideias e tudo que você deseja. Ajude a construir sua casa como você sempre sonhou.

Recomendados para você: