1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (183.754 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Cheque Moradia: Saiba como se inscrever e como funciona

O governo federal em parceria com o governo dos estados está sempre criando novas ações e iniciativas para beneficiar a população brasileira. O Brasil está repleto de programas sociais com o intuito de construir moradias populares e ajudar as famílias de baixa renda, e aqui está mais um para o time: Cheque Moradia.

Ele é um programa criado no estado do Pará que aos poucos está se expandindo e atualmente abrange, além do estado mencionado, a Paraíba e Goiás. Caso você more em uma dessas regiões, mas ainda não conheça o programa, veja a seguir todas as informações.

Cheque moradia 2017

O Cheque Moradia foi criado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará, cujo principal objetivo é promover uma moradia digna aos moradores dos municípios de todo o estado. Através do programa servidores públicos e famílias de baixa renda são beneficiados, desde que sejam considerados de vulnerabilidade social. Sendo assim, o programa é voltado apenas para famílias cuja renda mensal não seja superior a três salários mínimos.

Cheque Moradia, Saiba como Funciona e como se Inscrever !

Cheque Moradia, Saiba como Funciona e como se Inscrever !

O cheque deve ser usado para adquirir material de construção, reforma ou para ampliar a moradia, dando mais conforto e espaço para as famílias morarem com seus entes queridos.

Saiba mais informações, acesse: Feirão da Caixa 2017

Cheque moradia o que é?

O Cheque Moradia concedido às famílias beneficiadas é passado por meio de transferência direta de renda e não precisa ser devolvido ao estado, ou seja, não é um financiamento. Moradores de todos os 144 municípios do Pará podem participar, além dos outros estados que também aderiram à iniciativa. O principal objetivo é dar prioridade às famílias de servidores públicos estaduais e as famílias de baixa renda.

Saiba mais informações, acesse: Veja as Vantagens de Financiar um Imóvel Novo!

Podem participar do programa apenas as famílias de um servidor público do estado ou as famílias consideradas de baixa renda, ou seja, que possuem uma renda mensal de até três salários mínimos. Além disso, outros critérios devem ser atendidos, como ter um lote próprio, nunca ter sido beneficiado por programas sociais e de habitação e ainda apresentar condições para a obra, reforma ou ampliação.

Vale lembrar que o dinheiro concedido por meio do cheque deve ser usado para a compra do material de construção; a mão-de-obra é de responsabilidade da família.

Inscrições Cheque moradia 2017

A inscrição é feita diretamente em uma unidade da COHAB do seu município. É preciso apresentar documentos para o cadastro e também depois do mesmo, como comprovante de renda e outros em relação a propriedade do imóvel ou terreno.

Cheque Moradia, Saiba como Funciona e como se Inscrever !

Cheque Moradia, Saiba como Funciona e como se Inscrever !

Quando a seleção acontecer, uma equipe técnica da COHAB se dirige até a residência para verificar se a obra realmente é necessária. Somente após a aprovação do projeto o dinheiro é liberado, e isso ainda pode ser feito em etapas.

Cheque moradia 2017 SP

O Governo do Estado de São Paulo está sempre anunciando novas medidas e iniciativas para a construção de moradias na capital. Espera-se que em breve o Cheque Moradia se expanda e abranja também uma das maiores cidades brasileiras. Fique de olho nas novidades para não perder a chance de construir ou reformar sua casa.

Cheque moradia para deficientes

O programa Cheque Moradia também beneficia pessoas com deficiência (PCD). Em seu início, ele foi priorizado apenas para funcionários públicos estaduais que se enquadravam na renda especificada de três salários-mínimos.

Hoje, esse atendimento já se ampliou e prioriza, a partir de uma lei criada em 2011, o atendimento a pessoas com deficiência.

 

Inscrição cheque moradia pará 2017

A mesma coisa que São Paulo. Você deve realizar sua inscrição diretamente em uma unidade COHAB no seu município no Pará. As inscrições de 2017 já foram realizadas, mas você pode solicitar sua inscrição para o próximo ano 2018.

Inscrição cheque moradia 2018

Após a inscrição e seleção, o cheque só será liberado após uma visita de uma equipe técnica da COHAB ao lote ou imóvel. A equipe irá avaliar o ambiente e julgar se a reforma ou obra é necessária. Somente após a aprovação do projeto o dinheiro será liberado.

O valor total varia de acordo com cada família e pode ser entregue em partes. É preciso ficar de olho nas notícias que saem por meio da COHAB do seu município, pois somente a unidade pode divulgar o período de participação. Importante deixar claro que o dinheiro repassado poderá ser usado apenas para a compra dos materiais de construção; a mão-de-obra deve ser paga pela família.

 

Recomendados para você: