1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Cheque como funciona

Os cheques são um meio de pagamento muito comum e conhecido, sendo usado para efetuar pagamentos à vista. Hoje em dia não é tão grande o número de usuários como antigamente, mas ainda existem centenas de pessoas que os usam para quitar suas contas. Se você está pensando em trazer o cheque para sua vida, é essencial aprender como ele funciona.

Hoje lhe daremos todas as explicações de cheque como funciona para você não ter nenhuma dúvida.

Como funciona cheque pré datado

O cheque pré-datada podemos dizer que é uma ‘modalidade’ de pagamento. Mencionamos anteriormente que o cheque é usado para fazer pagamentos à vista, já que o dinheiro é sacado no momento em que ele for apresentado no banco. Por outro lado, quem deseja fazer pagamentos a prazo também tem essa possibilidade, basta optar pelo cheque pré-datado.

Cheque como funciona

Cheque como funciona

O cheque pré-datado funciona de uma forma bem simples: o indivíduo preenche a folha com todas as informações necessárias e informa a data em que o mesmo deve ser depositado pela loja. A loja ou estabelecimento guarda o cheque e só irá ao banco para depositá-lo na data combinada.

Como funciona cheque cruzado

Você já ouviu falar no cheque cruzado? Esse é mais um dos ensinamentos para você saber cheque como funciona. Ao usar o cheque para um pagamento você estará pagando à vista, sendo que a pessoa para quem você pagou poderá sacar ou depositar o dinheiro. O ato de cruzar o cheque garante mais segurança a você, diminuindo os riscos do dinheiro ser roubado; além disso, se o cheque estiver cruzado a pessoa só pode receber o pagamento por meio de um depósito em conta corrente.

É muito fácil cruzar o seu cheque: basta preenche-lo normalmente com todas as informações e sua assinatura. Depois, faça dois riscos paralelos na parte frontal do papel, em um dos cantos na parte de cima.

Como usar cheque pela primeira vez

Aprender o cheque como funciona é extremamente fácil e não há nenhum segredo. Se você irá começar a usar o talão de cheques para seus pagamentos, poderá conferir aqui todas as dicas necessárias para não errar.

O primeiro passo é inserir o valor que está pagando, na parte superior logo depois das informações de sua conta e do número do cheque. É fundamental também escrever a quantia por extenso e o nome da pessoa ou loja para quem está efetuando o pagamento. Depois informe a data, coloque sua assinatura e, se desejar, cruze o cheque.

Cheque a vista como funciona

O cheque à vista é extremamente simples: você preenche o cheque e entrega-o a loja ou pessoa. Essa pessoa pode ir ao banco sacar ou depositar o dinheiro, e assim você já a terá pago. Se caracteriza por um cheque à vista por você colocar o valor inteiro de sua compra e não em parcelas.

Se desejar pagar em várias parcelas, deverá fazer diversos cheques com os respectivos valores mensais e datas diferentes para que estes sejam sacado.

Cheque Itaú

A grande maioria das instituições financeiras disponibiliza talões de cheques para os seus clientes, assim como o Itaú. Clientes do banco podem desbloquear os seus talões pela internet, fazer centenas de pagamentos e usufruir de várias vantagens. Na página do Itaú na internet há um local apenas com perguntas e respostas em relação aos talões de cheque, onde você pode tirar todas as suas dúvidas. Acesse: https://www.itau.com.br.

Cheque como funciona

Cheque como funciona

Pagamento de boleto com cheque

O pagamento de boleto com cheque pode ser feito somente se o boleto estiver no mesmo nome da pessoa responsável pelo talão de cheques e for do mesmo banco.

Cheque a vista como preencher

É muito fácil preencher um cheque à vista. Coloque todas as informações como mencionamos anteriormente e não se esqueça de informar o valor total de sua compra. Informe a data para a loja sacar o dinheiro e pronto. Você terá feito o pagamento à vista.

 

Recomendados para você: